Canberra / Sydney — A partir de 10 de dezembro de 2025, a Austrália passa a ser o primeiro país do mundo a impor uma proibição geral de uso de redes sociais para pessoas menores de 16 anos. A nova lei obriga plataformas populares a desativar ou impedir contas de adolescentes que se enquadrem nessa faixa etária.

A medida engloba algumas das redes mais utilizadas globalmente — entre elas Facebook, Instagram, TikTok, Snapchat, X (antigo Twitter), YouTube, Reddit, Twitch e Kick.

Segundo o governo australiano, a proibição visa proteger crianças e adolescentes dos “riscos e pressões” associados às redes sociais — entre eles exposição a conteúdo nocivo, cyberbullying, vício em telas e impactos sobre saúde mental.

Como a lei será aplicada

A lei isenta algumas plataformas consideradas de “baixo risco” — por exemplo: serviços de mensagens, plataformas educacionais ou de trabalho, jogos e apps com foco diferente de interação social. Entre os apps que inicialmente não estão incluídos na proibição estão WhatsApp, Discord, Roblox, Google Classroom, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!!